Desde 1986 que o Festival de Culturas ''CARASSAUGA'', é o maior e o mais participado evento anual multicultural realizado na cidade de Mississauga.
Textos e Fotos de: João G. Silva Adiaspora.com
Este ano o festival multicultural “Carassauga” celebrou as suas ''Bodas de Prata''. A edição deste ano teve início na sexta-feira, dia 14 de Maio, com as cerimónias de abertura no parque do ''Hershey Centre”, as quais contaram com a presença de vários dignitários do Governo Federal e Provincial, assim como da Mayor da cidade de Mississauga, Hazel McCallion, e ainda de Jack Prazeres, o Luso-Canadiano que preside à organização desta iniciativa anual desde 2007.
O Festival registou um número recorde de participações, com 68 países a serem representados em 31 pavilhões ao longo de toda a cidade. Durante três dias foi possível dar a volta ao Mundo sem sair de Mississauga e desfrutar e saborear o que os sessenta e oito países ali representados tiveram nos ofereceram nos seus respectivos pavilhões, nomeadamente amostras ilustrativas da sua história e cultura, do seu artesanato, da sua gastronomia e da sua música.
Nas cerimónias de aberta houve diversas alocuções e a entrega diplomas de reconhecimento e mérito por representantes do Governo ao presidente do Comité Organizador do Festival “Carassauga”, Jack Prazeres, o qual agradeceu graciosamente. Na sua intervenção, convidou todos a participarem neste fabuloso festival de culturas, naquela que é a sexta maior cidade do Canadá. O Festival Carassauga tem vindo a crescer e a expandir com o passar dos anos, tendo a sua primeira edição se apresentado, em 1986, com apenas dez pavilhões.
Neste aniversário, cinco dos dez países representados no primeiro festival, e que hoje ainda continuam fiéis à iniciativa, foram galardoados com uma bola de cristal comemorativa do seu contributo ao longo dos anos. Foram estes Portugal, Índia, Croácia e as Filipinas.
A cantora luso-canadiana Michelle Madeira foi a artista convidada para entoar o hino do Canadá. A artista participou também no parte final das cerimónias com mais algumas canções do seu repertório.
O Rancho Folclórico Mirandês de Duas Igrejas preserva a tradição folclórica única daquela região serrana de Portugal continental através de um repertório de danças masculinas, danças mistas e das canções dos serões transmontanos entoadas ao som da Gaita de Foles, da Caixa de Guerras e do Bombo.
As danças de paulitos, designadas em terras de Miranda por 'Ilhaços' são de origem antiga e remota.
Os Pauliteiros de Miranda continuam a manter a sua tradição de forma fiel em todos os elementos constituintes da sua actuação: no canto, na dança, nos trajes e nos adornos, prestando assim um valiosíssimo contributo para o património cultural português.
Slideshow Adiaspora.com
Mais uma vez o CCPM, os seus directores e equipa de voluntários estão de parabéns por terem enaltecido o nome de Portugal no Pavilhão de todo o Português que sente apego às suas raízes. Bem hajam!
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: